Pesquise aqui, sem sair do nosso blog!

22 de nov. de 2013

PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA



A Orientadora de Estudo do PNAIC em Ivaté Rilda Andreuci de Souza participou durante três dias em Maringá do Seminário Final de 2013 na UEM, durante os dias 18 a 20 de novembro. Fez parte do seminário: palestras, apresentação dos seminários, exposição dos trabalhos, mesa redonda, almoço de confraternização e exposição dos painéis/banners.




A Secretária Municipal de Educação Silvana dos Santos Fonseca e a Técnica da Seduc Letícia de Souza Pestana, participaram do encerramento do programa.





Fonte: Letícia de Souza Pestana

13 de nov. de 2013

Educação participou da 2ª Rodada da Oficina Regional de Segurança Alimentar e Nutricional em Umuarama



O Prefeito Sidinei Delai e as representantes da Secretaria Municipal de Educação Letícia de Souza Pestana, Presidente do Conselho de Alimentação Escolar – CAE e Josemeire Gonsalves Pereira Pedroso, nutricionista da Seduc, participaram no dia 08 de novembro em Umuarama da 2ª Oficina Microrregional de Segurança Alimentar e Nutricional.




O evento aconteceu no Auditório do Escritório Regional da SETS das 08h00 as 17h00 e teve como palestrante Isabela Gomes Simões – Coordenadora da CORESAN. O evento visou o fortalecimento da nossa região na Política de Segurança Alimentar e Nutricional, estimulando a organização técnica e administrativa da gestão municipal.



Participaram também técnicos que atuam nas áreas da Assistência Social, Agricultura e Saúde, bem como representantes de Instituições Socioassistenciais, Cooperativas Populares, Associações ligadas ao tema da Segurança Alimentar e Nutricional – SAN.

Nesta 2ª rodada de Oficinas foi tratada a Implementação e Adesão dos municípios do Paraná ao SISAN, sistema este que trará grandes benefícios para todos, uma vez que recursos financeiros poderão ser disponibilizados para aprimorar projetos como PAA-Compra Direta, Cozinhas e Padarias Comunitárias, entre outros que garantem a Segurança Alimentar e Nutricional dos cidadãos dos municípios paranaenses.

Pauta da reunião:

·        *  Vivência de trabalho em rede;
·       *   Retomando os conceitos da Política de Segurança Alimentar e Nutricional;
·    *   Implementação e Adesão ao Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional – SISAN nos municípios;
·       *   Dinâmica;
·      *    Planejamento e Orçamento Público da Política de Segurança Alimentar e Nutricional;
·      *    Trabalho em grupos;
·       *   Plenária Final

Fonte: Letícia de Souza Pestana

12 de nov. de 2013

IVATÉ É CONTEMPLADA COM ÔNIBUS RURAL PELO PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS - PAR



O Prefeito Sidinei Delai entregou no dia 01 de novembro as chaves do ônibus rural escolar ORE 3 (capacidade 59 alunos sentados) a Secretária Municipal de Educação Silvana dos Santos Fonseca, adquirido pelo Plano de Ações Articuladas – PAR, durante a feira do agricultor.



Adquirido através do Programa do FNDE – Programa Caminho da Escola e assistência financeira do MEC, no valor de R$240.500,00, ele atenderá a rota Herculândia x Ivaté, manobrado pelo motorista da Seduc Aguinaldo Cesar Gollo. 



Ele substituirá o antigo ônibus rural modelo 1993 que ficará de reserve na Seduc, para atender projetos esportivos entre outros. Dessa forma, a Secretaria de Educação possui uma frota escolar nova e padronizada.



O Município aguarda ainda outras aquisições pelo PAR. O sistema é monitorado no mínimo duas vezes por dia pela técnica da Seduc Letícia de Souza Pestana, para que não corra o risco de perder nenhum recurso. 

Dados do Programa:

O programa Caminho da Escola foi criado em 2007 com o objetivo de renovar a frota de veículos escolares, garantir segurança e qualidade ao transporte dos estudantes e contribuir para a redução da evasão escolar, ampliando, por meio do transporte diário, o acesso e a permanência na escola dos estudantes matriculados na educação básica da zona rural das redes estaduais e municipais. O programa também visa à padronização dos veículos de transporte escolar, à redução dos preços dos veículos e ao aumento da transparência nessas aquisições.
O governo federal, por meio do FNDE e em parceria com o Inmetro, oferece um veículo com especificações exclusivas, próprias para o transporte de estudantes, e adequado às condições de trafegabilidade das vias das zonas rural e urbana brasileira.
O programa consiste na aquisição, por meio de pregão eletrônico para registro de preços realizado pelo FNDE, de veículos padronizados para o transporte escolar. Existem três formas para estados e municípios participarem do Caminho da Escola: com recursos próprios, bastando aderir ao pregão; via convênio firmado com o FNDE; ou por meio de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que disponibiliza linha de crédito especial para a aquisição de ônibus zero quilômetro e de embarcações novas.

Fonte: Letícia S. Pestana – Tecnica do PAR na Seduc

5 de nov. de 2013

ENTREGA DE UNIFORMES



Nesse mês de outubro a secretária municipal de educação professora Silvana dos Santos Fonseca Barbosa, em uma ação de valorização dos motoristas do seu setor, fez a entrega de novos uniformes. 



Segundo a Secretária esta atitude visa padronizar o uniforme dos motoristas que poderão ser identificados pela população durante a execução de seu trabalho. Para cada um dos motoristas foram entregues duas camisas. Esta é uma forma de reconhecimento pelo trabalho prestado por todos os motoristas que cumprem suas funções levando nossas crianças a um futuro próspero.



Foi realizada também a entrega dos jalecos para todas as professoras da rede Municipal de Ensino, tratando-se de um apoio profissional aos que se doam às nossas crianças em sala de aula. “É importante padronizar o vestuário do professor, pois ele se sente mais a vontade para atuar junto aos alunos além de melhorar a identificação dos profissionais pelos alunos”.



Os jalecos foram entregues aos professores, diretores, supervisores e coordenadoras.


Fonte: Letícia S. Pestana